Páginas

sábado, 8 de outubro de 2011

"Countdown", novo clipe da Beyoncé, traz anos 50, 70 e 90 num único clipe

Tô no meio da correria, mas não pude deixar de ver o novo clipe da Beyoncé que foi lançado nesta semana. E só digo uma coisa: gostei MUITO!

O clipe da música “Countdown” é uma boa prévia do que pode ser encontrado no CD “4”. Acredito que esse clipe poderia ser lançado por primeiro. Concordo que essa faixa não possui a mesma força de "Run the World", mas ela prepara bem o público para o que será encontrado no CD.

Esse talvez foi o erro. Logo depois que o “4” vazou, pesadas críticas vieram porque todos esperavam mais "Run the World". Mas o que há nele mesmo é muito do que foi mostrado no clipe da música "Countdown".

Há muita referência de cantoras da década de 70, principalmente das que atuavam no R&B. Mas ao mesmo tempo, Beyoncé traz elementos atuais, e que são conhecidos por muitos que gostam da música pop.

Sobre o clipe especificamente, ele reúne isso e muito mais. Beyoncé nos traz referências dos anos 50, 70, 90 e 2000 num único clipe e consegue unir isso com muita delicadeza. Sem contar que consegue esbanjar por todo ele a sua feminilidade.

Destaco a fotografia do clipe inspirada na década de 70. O figurino também é excelente mesclando várias gerações. O ritmo das cores que trocam a cada cena é muito empolgante. A coreografia, por mais tímida que seja para alguém que já fez "Single Ladies", é muito boa por acompanhar a música, mas ao mesmo tempo trazer efeitos que enriquecem o clipe.

E a referência ao filme “Flashdance”? Jenifer Lopez já o fez, mas Beyoncé conseguiu nessa parte do clipe trazer uma referência remodelando a cena. Não é apenas uma cópia ou homenagem, mas referência no sentido real da palavra.

O clipe foi dirigido por Adria Petty que teve a felicidade de conseguir acompanhar os ritmos por uma sequência de cortes rápidos, que só enriqueceu o clipe. Além disso, conseguiu unir as séries de referências que Beyoncé faz por todo o clipe (você pode ver mais dessas referências nesse link).

Clipe é bem dirigido, bem bonitinho, tudo “inho”. Ótimo pra quem gosta de clipes que tragam referências de lugares. Vale a pena ver.

Veja abaixo o clipe “Countdown” de Beyoncé:

Nenhum comentário: