Páginas

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

No passo de Michael Jackson

Se vivo ele já tinha contribuído muito para a cultura pop, depois de morto ele virou mito. Estou falando do rei do pop Michael Jackson.

Exímio dançarino, Michael Jackson é o sinônimo de artista performático. Em seus shows existiam danças que tiravam o fôlego do público. Seus passos são imitados até hoje. Porém, poucos conseguem fazê-lo com perfeição.

O mais famoso passo é o moonwalk. Retirado das danças de rua dos negros americanos, o cantor o popularizou. O que poucos conhecem é a sua origem. Os primeiros registros do passo estão no filme de 1943 chamado "Cabin in the Sky". O artista americano Bill Bailey foi o responsável pelo movimento, e o repetiu diversas vezes em vários programas da TV americana, como no final do vídeo abaixo:




Com uma meia e um chão bem liso, muitos já conseguiram repetir o passo. Contudo, há um passo muito, mas muito difícil de ser realizado sem uma ajudinha de um sapato especial. Estou falando do passo "The lean".

Tudo começou com o clipe da música "Smooth Criminal". No clipe há um momento em que Michael Jackson e os seus dançarinos se inclinam num ângulo de 45º. A cena pôde ser feita com perfeição por causa dos cabos que prendiam Michael e seus dançarinos, e que foram apagados na edição.Mas como isso seria reproduzido num show?

É aí que entra a genialidade do astro: Michael então resolveu patentear um mecanismo que o ajudava na hora do show. Para explicar o mecanismo, é preciso conhecer a apresentação:




Como pode ser visto no vídeo, existe uma primeira parte da coreografia. Nessa primeira parte, a coreografia é realizada normalmente. Então, as luzes se apagam e surge um homem com uma bomba fazendo uma performance. Enquanto isso, Michael e os dançarinos se deslocam para um dos lados do palco. É aí que entra o mecanismo. Embaixo do sapato do cantor e dos dançarinos há um espaço de encaixe para uma espécie de tacha que está presa no palco. Enquanto o homem distrai o público com sua performance, Michael e os dançarinos encaixam o sapato na tacha, prendendo-se no chão do palco. Depois disso, eles apenas se inclinam, fazendo o ângulo de 45º. Depois que acaba, eles desencaixam e a tacha desce para baixo do palco (isso pode ser visto aos 3'55'' quando o pé de Michael parece ter dificuldade de se depreender da tacha).

No vídeo abaixo o mecanismo pode ser entendido melhor:





E aí, prontos para imitar os passos?

Nenhum comentário: